3.10.2009

Filter Scarf



Garanto que todos nós estamos cansados de ver aqueles orientais andando pela rua de máscara, com medo de inalar o ar tão impuro do planeta. Pois é, enquanto isso, o designer sueco Carl Hagerling criou o Filter Scarf (Filtro Cachecol), além de discreto é uma efetiva máscara de gás que assegura a qualidade do ar que se respira, seja onde estiver.

Ele possui duas funções - detectar e protejer. Um pequeno sensor eletrônico localizado na ponta do cachecol, reage a presença do ar poluído. O cachecol, é feito de um filtro de carbono para absorver principalmente o monóxido e o dióxido de carbono, deixando passar apenas o ar puro.

Por fora ele é cinza e por dentro branco, isso proporciona o sentimento do ar sendo realmente limpo. Após um certo tempo de uso, o cachecol pode ser lavado na máquina e reutilizado.

O sensor localizado na ponta do cachecol possui cinco LEDs. Ao detectar o ar poluído eles pasam de verde para vermelho e o sensor produz um ruído para o usuário saber que está na hora de respirar através do filtro. Do outro lado, o sensor possui um display que avisa quando o cachecol já está filtrando pouco ar e precisa ser lavado.

Via: Yanko Design
Designer: Carl Hagerlings

Earth, Mother, Water


Para o carnaval de 2009
, o cantor Carlinhos Brown aproveitou a comemoração de seus 30 anos de folia para falar sobre o aquecimento global. Depois da gravação de sua nova música focada no tema, chamada Earth Mother Water, ele encomendou a produção de um clipe musical, que foi produzido pela Hungry Man e dirigido por Gualter Pupo e Vicente Kubrusly.

Todas as cenas e animações foram criadas pelos diretores.
Foram dois dias captando imagens pela cidade do Rio de Janeiro e duas semanas de trabalho de desenho e definição de layout das cenas, que depois foram animadas com Flash e After Effects.

Além de uma abordagem interessante sobre questões de mudança climática, o clipe retrata de uma forma lúdica e poética um dos maiores problemas da atualidade.

O clipe será exibido no Brasil, na Espanha, em Portugal, França, Suécia, Dinamarca, Suiça, Alemanha e Italia.


Ficha Técnica:

Título: EARTH MOTHER WATER
Artista Música: CARLINHOS BROWN
Gravadora: EMI Brasil
Diretores: GUALTER PUPO & VICENTE KUBRUSLY
Produtora: HUNGRY MAN (http://www.hungrymantv.com)
Produção Executiva: Alex Mehedff
Diretores de Produção e Coordenadores de Pós-Produção: Beto Bruno, Mariana Sixel
Pós-Produção: HUNGRY MAN
Editor: Fernando Vidor
Artes: Mathias Cremadez
Animadores: Raphael Bezerra & Andres Ramos
Artista Composição: Pedro Figueira
Assistente de Edição: Lucas Aires


infos: http://www.ccsp.com.br/

3.09.2009

Eu que fiz



A Editora Cosac Naify está lançando um livro da designer Ellen Lupton (autora de "Pensar com tipos") e da sua irmã Julia Lupton que fará parte do seu catálogo infanto-juvenil.

São 102 atividades, ilustradas e explicadas passo a passo, feitas por crianças para ajudar pedagogos a repensarem a sustentabilidade. Ao invés do consumo, o livro incentiva a criação de objetos de maneira artística, utilizando materiais presentes no nosso
dia-a-dia. Além de informar sobre a questão da sustentabilidade e do consumismo exagerado de uma maneira divertida, o livro ainda se propõe a ensinar o bê-a-bá do design em projetos que utilizam desde um saquinho de catchup à confecção de padronagens com a ajuda de computador.

Ele é dividido em quatro grandes áreas (Grafismos, Brinquedos, Casa e Moda) e apresenta ao leitor uma série de técnicas de manipulação de materiais além de incentivar a atitude do "eu que fiz": Logo na capa, a orelha com picote pode ser destacada e as letras podem ser recortadas para que cada um possa montar a sua capa personalizada!