4.08.2009

Adobe sustentável


Em palestra na E-Tech 2009, o CTO da Adobe, Kevin Lynch, mostrou o investimento da empresa em criar meios de ajudar designers a criar objetos mais sustentáveis. Aqui vão alguns exemplos:

Uma das ferramentas desenvolvidas faz com que a otimização de produção seja mais facilmente visualizada pelo designer: fazendo automaticamente a previsão do melhor aproveitamento de chapa, logo gerando o mínimo desperdício de material possível, por exemplo.

Outro mecanismo de ajuda mostrará a toxidade das suas escolhas. Por exemplo, ao selecionar uma cor, os designers não, necessariamente, atentam para o impacto químico dos pigmentos cromáticos. Então esta ferramenta mostraria a correlação entre as cores e os seus respectivos impactos, para que conscientemente o designer possa escolher opções mais “eco-friendly”.

Uma terceira idéia é a de um dispositivo que mostra qual o tipo de impacto gerado por determinado uso de materiais, como, por exemplo, a escolha de certo tipo de papel implicaria no uso de um número X de árvores.

Além disso tudo, haveria, de maneira prática e integrada, um sistema de avisos que, com base nos dados do seu projeto, lhe perguntaria “Você tem certeza que quer criar isso?” quando você projetasse algo que pudesse gerar mais impacto. A ferramenta lhe daria um pequeno parecer quanto às consequências desta escolha de projeto e colocaria sua decisão em perspectiva sugerindo, por exemplo, o uso de uma versão on-line ao invés de uma impressa.

2 comentários:

Joel Queiroga disse...

muito bom, tem previsão para lançamento?

Anderson Master disse...

mó caô